Biology
Biology, 17.05.2021 21:10, pmckain

Leia o trecho da notícia a seguir. (alguém me ajuda) Por que sequenciar o genoma do novo coronavírus é importante

[...] O material genético do SARS-cov-2, mais especificamente, é formado por RNA – uma fita simples que contém a sequência de bases nitrogenadas que regulam suas atividades. Sequenciar o seu genoma, então, é literalmente descobrir a ordem em que cada base aparece nessa fita. São mais ou menos 29 mil bases no novo coronavírus.

O sequenciamento do vírus em um dos primeiros pacientes de Wuhan, epicentro do surto na China, foi o primeiro a ser completado, ainda no começo de janeiro de 2020. E os resultados permitiram concluir que o novo patógeno é bastante parecido com um outro coronavírus, responsável por causar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Desde então, diversos outros sequenciamentos foram feitos – e mostraram algumas diferenças em relação ao modelo de Wuhan. E essas discrepâncias são essenciais para entendermos o caminho do vírus.

Sequenciamentos diferentes indicam que o SARS-cov-2 vem sofrendo mutações, formando “sub-grupos” do mesmo vírus. Segundo estimativas, isso vem acontecendo a uma frequência de uma mutação por mês, mais ou menos. Mas essas mudanças revelam também quais vírus são mais próximos uns dos outros e quais são mais distantes – permitindo que se construa uma “árvore genealógica” deles. E, cruzando isso com informações geográficas, é possível saber qual surto deu origem a qual. [...]

O sequenciamento brasileiro, por exemplo, revelou que o vírus que chegou aqui tem três mutações que o diferem do vírus de Wuhan. Ao mesmo tempo, seu código genético é muito próximo do encontrado no coronavírus da Alemanha – o que confirma a origem europeia do caso brasileiro. Usando essas informações, é possível mapear o espalhamento do vírus com muito mais eficácia do que tentando identificar qual pessoa passou a doença para outra. Além disso, acompanhar as mutações do vírus é importante para estudar possíveis vacinas ou métodos de diagnóstico. Isso porque mutações no código genético podem se traduzir em mudanças na atividade do vírus, como na sua estrutura ou na forma que infecta humanos (isso ainda não se verificou o caso do SARS-cov-2; as mutações até agora não tiveram consequências significativas). É o que acontece com a gripe, por exemplo – todos os anos, as vacinas têm que ser atualizadas porque o antígeno muda com muita frequência.

O inverso também funciona: voltando na linha do tempo e procurando pelos vírus com menos mutações entre si, é possível identificar com mais certeza o surgimento da doença em humanos – apesar de se saber que ela surgiu em Wuhan, ainda não está certo se houve um paciente 1 que passou a doença para outras pessoas e quando isso teria acontecido.

Ao final do ano de 2019, assistimos ao surgimento do novo coronavírus, o SARS-CoV-2, causador de uma síndrome respiratória. No mundo todo, pesquisadores iniciaram uma corrida científica para conhecer as características desse organismo, visando à compreensão da disseminação da doença, a busca de medicamentos adequados e de uma vacina.

O sequenciamento do genoma do vírus em tempo recorde mostra a vitalidade da Ciência brasileira. Com os conhecimentos desenvolvidos com o estudo deste módulo, podemos entender o que é gene e como sua expressão está relacionada às características do ser vivo.

Encontre no texto um erro sobre um dos principais conceitos estudados neste módulo. Como o texto pode ser corrigido para remover o erro?

answer
Answers: 1

Other questions on the subject: Biology

image
Biology, 22.06.2019 00:50, scottkayce
Iguanas need to live in a habitat that is very warm, so the pet store warms their enclosures with "basking lights" which act as an artificial sun. describe how the three methods of thermal energy transfer may take place within the iguana's enclosure.
Answers: 3
image
Biology, 22.06.2019 07:00, doris8051
What was the purpose of mendel's experiments with dihybrid crosses? a. to determine if dna was a transforming factor b. to determine if traits could be recessive c. to determine if traits affected each other d. to determine if traits had more than one allele
Answers: 3
image
Biology, 22.06.2019 11:30, kristieroth1
Recently, crops of vegetables such as lettuce and green onions have been contaminated, while they are still on the farm, with bacteria that cause food poisoning. how will science influence the way the government responds to prevent an increase in food-borne diseases? because science has shown that lettuce and green onions are not nutritionally valuable, the government may pass laws that ban the sale of lettuce and green onions. because science has shown that there is no way to prevent bacterial contamination, the government may pass laws that punish businesses that buy lettuce and green onions. because science has shown that the washing of hands prevent the spread of infectious diseases among people, the government may pass laws that require hand washing by everyone who handles food. because science has shown there are ways to find the source of the contamination, the government may pass laws that require farm practices that reduce the contamination of lettuce and green onions.
Answers: 1
image
Biology, 22.06.2019 12:40, crybaby222psyc
In a cladogram, what occurs at a node? a derived trait appears. evolution is stopped. an ancestor dies. the cladogram ends. aa as s as ss what are the chances that their offspring will have sickle cell anemia? 0% 25% 50% 100%
Answers: 3
Do you know the correct answer?
Leia o trecho da notícia a seguir. (alguém me ajuda) Por que sequenciar o genoma do novo coronavíru...

Questions in other subjects:

Konu
Mathematics, 25.01.2020 09:31